Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Refu'gio dos Devaneios
18 avril 2008

Edvard Munch *

The_Scream_1_

(The Sceam, 1893, Edvard Munch)

Edvard Munch nasceu em Loten, Noruega, a 12 de Dezembro de 1863, foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.

Courbet e Manet foram grandes influenciadores em termos técnicos e Henrik Ibsen ou Bjornson os seus influenciadores nos termos ideológicos que marcaram o seu percurso inicial.
Para Munch a arte era mais do que simplesmente retratar algo de belo, algo de perfeito ou estilizado segundo os cânones de beleza e harmonia. A arte era considerada como uma arma que poderia ser utilizada para lutar e denunciar situações anómalas e de descontentamento que se verificavam na sociedade em que Munch vivia.
Em 1885 com a obra "A rapariga doente" inicia uma temática que nos é apresentada com uma linha de força que se segue em todo o seu caminho artístico.
Fez inúmeras variações sobre este último trabalho e os seus sentimentos sobre a doença e a morte, que tinham marcado a sua infância, assumem um significado mais vasto, transformados em imagens que deixavam transparecer a fragilidade e a brevidade da vida.
Posteriormente, em Paris, descobre a obra de Van Gogh e Gauguin e, indubitavelmente, o seu estilo sofre grandes mudanças.
Aos trinta anos ele pinta "O Grito", considerada a sua obra máxima e, a par com a obra ansiedade.
O quadro retrata a angústia e o desespero inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos.
No ano de 1896, mais uma vez em Paris, a sua curiosidade é despertada para o desenvolvimento na área da gravura fazendo grandes inovações nesta técnica.
Os seus trabalhos deste período revelam-nos uma segurança notável em termos artísticos que faziam o paradoxo da pessoa que Munch representava.
As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência, toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza. Acabou por falecer a 3 de Janeiro de 1944.
Nunca poderemos saber o que corria na cabeça e nas ideias desta figura de destaque da arte mundial, mas podemos ver perpetuados os seus sentimentos através da sua obra.

Bibliografia: http://perfectvisions.blogspot.com/2006/12/edvard-munch-birthday-celebration.html (Adaptado)

Publicité
Publicité
Commentaires
Refu'gio dos Devaneios
Publicité
Publicité